HC Foods

Curso de Abate Humanitário – Manejo Pré-Abate e Abate de Animais de Açougue para o Idaf ES | Vitória – ES

Entre os dias 13 e 17 de outubro de 2025, tivemos a honra de conduzir o Curso de Abate Humanitário –
Manejo Pré-Abate e Abate de Animais de Açougue (Bovinos, Suínos e Aves), em Vitória – ES, com a participação dos Médicos Veterinários Fiscais Estaduais do IDAF/ES.

O curso veio em um momento oportuno e de grande relevância, já que a Portaria n° 365/2021 do MAPA passará a ter vigência obrigatória também para estabelecimentos sob inspeção estadual e municipal a partir de janeiro de 2026. Antecipando essa nova realidade, o IDAF/ES buscou capacitar sua equipe técnica com o apoio da HC FOODS Consultoria & Treinamento e da Lara Bonfim Consultoria.

Durante os cinco dias de imersão, foram abordados temas práticos e conceituais sobre bem-estar animal, manejo racional, insensibilização eficaz, parâmetros de abate humanitário e aspectos legais e científicos da Portaria 365/21, com enfoque nos diferentes sistemas de abate de bovinos, suínos e aves.

A condução foi realizada pelos Médicos Veterinários Humberto Cunha e Lara Bonfim, profissionais que vivem o dia a dia dos abatedouros frigoríficos e traduzem a teoria em realidade de chão de planta.

Humberto, que já havia ministrado em 2024 o Curso de Programas de Autocontrole (PAC) para os fiscais do
IDAF, este ano compartilhou o “palco” com a professora Lara, em uma parceria que uniu experiência técnica, didática e vivência prática. Que este movimento sirva de exemplo para outros Serviços de Inspeção Estaduais e Municipais de
todo o Brasil!

Nota: A HC Foods Consultoria e Treinamento Ltda possui CREDENCIAMENTO no Ministério da Agricultura para ministrar treinamentos BEA in company. Às empresas da iniciativa privada, busquem capacitação e reciclagem de colaboradores, formando responsáveis em Bem-Estar Animal e fortalecendo a cultura de BEA e excelência da qualidade da carne na indústria.

Entre já em contato: contato@hcfoods.com.br e WhatsApp 43 99849-2010.

Rolar para cima